Competência é a palavra da atualidade. Quando participamos de uma entrevista de emprego, logo vem a pergunta: Quais são suas competências técnicas e comportamentais? Para sermos reconhecidos e valorizados no contexto organizacional nossas competências serão avaliadas.
Mas afinal qual é o conceito de competência?
“Competência, que tanto buscamos, pode ser definida como a capacidade de entregar os resultados desejados com a menor utilização de recursos, incluindo, entre esses, o tempo”. Eugenio Mussak
Para Mussak, possuir competência é a condição para competir, para manter-se no jogo dos negócios, vivo no mercado de trabalho.
O conceito que conhecemos e utilizamos para competência é:
C – Conhecimento
H – Habilidade
A – Atitude
No cenário contemporâneo de constantes mudanças, surge uma nova definição para Competência, incluindo duas relevantes letras, o conceito CHA torna-se CHAVE.
V – Valores
São os valores que baseiam a vida do indivíduo e sua preocupação com a sustentabilidade. Será competente aquele que produzir visando o bem social, a ética e o respeito.
E – Entorno
Entorno é o ambiente que oferece as condições e estratégias para a competência ser exercida.
Mais do que nos preocuparmos com Conhecimento, Habilidade e Atitude, temos a responsabilidade de revermos nossos Valores e nossa atuação no Entorno organizacional. Além de evoluirmos como profissionais, devemos focar nossos esforços na realização de ações em prol das pessoas e da sociedade.
Portanto, competência é a CHAVE do sucesso!
Reflita e melhore sempre!
Autor: Solange Kaiber