Atrair, desenvolver e reter talentos é a missão do setor de Recursos Humanos, ou melhor, deveria ser a missão do setor, que trabalha com pessoas e para as pessoas.
Mas será que os profissionais estão preparados para atender essa missão?
A premissa do profissional de RH é gostar de trabalhar com pessoas, por isso, este profissional precisa de autoconhecimento, a fim de identificar essa competência essencial em seu perfil.
O profissional que trabalha para as pessoas deve desenvolver competências para atender a demanda, atingindo as expectativas da organização e encantando os colaboradores como verdadeiros Clientes Internos.
O RH necessita de indivíduos talentosos, motivados, inovadores, com visão sistêmica e que valorizem, acima de tudo, as pessoas.
O profissional de RH deve ter senso crítico sobre sua postura e sua carreira, sempre buscando respostas aos questionamentos que norteiam a sua vida profissional:
- Qual é a estratégia do RH da minha empresa?
- O RH está preparado para ser um parceiro estratégico do negócio?
- Eu sou um profissional atento e atualizado com o mercado?
- Quando foi a última vez que li um livro sobre Gestão de Pessoas?
Para o profissional de RH é indispensável estar atualizado, ler livros, revistas, sites relacionados à Gestão de Pessoas.
Como todos os empregos são altamente vulneráveis às mutações de mercado e da tecnologia, proclama-se a maior responsabilidade do indivíduo pela sua manutenção. Segurança de emprego e progresso na carreira estão na autoconfiança, na própria capacidade de aprendizado constante, na habilidade de desempenhar novas tarefas e na adaptação à variação do mercado (Costa e Balassiano, 2006, p.12)
Lembre-se: A carreira é de sua responsabilidade e não da empresa.
Portanto, agora é o momento para se atualizar, reciclar, inovar e progredir!
Transforme suas intenções em resultados positivos!
Reflita e melhore sempre.
Autor: Solange Kaiber