domingo, 5 de junho de 2011

Gerenciamento do Tempo e Metas

Vou discorrer sobre dois assuntos relevantes, que são Gerenciamento do Tempo e Metas. Mas por que não analisá-los como dois temas distintos?

Porque gerenciamento do tempo é, sem dúvida, nosso maior adversário e para enfrentá-lo precisaremos de metas claras e definidas.

Quem já se percebeu pensando: Não tenho tempo para nada, vivo correndo, o tempo passa muito rápido, não tenho tempo para minha família e amigos. Será que falta tempo ou falta gerenciamento do nosso tempo?

Mãos à obra! O primeiro passo é Planejamento, definir nossas prioridades, listar as atividades diárias e separar por grupos de importância e urgência, estabelecendo metas.

Identificar qual é o horário do dia que somos mais produtivos, e focar nesse tempo a realização das atividades mais importantes.

Agenda e uma mesa organizada são ferramentas fundamentais para o desenvolvimento da rotina. Algumas tarefas podem ser delegadas, pense nisso!

Evite a procrastinação das atividades, execute-as logo que receber, pois será mais fácil lembrar as exigências, os padrões e os prazos estabelecidos.

Para gerenciarmos nosso tempo e superarmos nossas expectativas, necessitamos estabelecer o nosso cotidiano através de metas. Sugiro aqui a metodologia estruturada de Metas – SMART.

S (Specific) Específicos – Definir uma meta específica, pois a probabilidade de realizá-la é maior do que uma meta geral.

M (Measurable) Mensuráveis – Medir o progresso quanto à realização da meta definida.

A (Attainable) Atingível – Descobrir e aplicar maneiras de atingir essas metas.

R (Realistic) Realistas – Traçar metas possíveis de realização.

T (Time-Bound) Tangível – Estabelecer prazo real para atingir a meta.

O processo de gerenciamento do tempo está atrelado à definição de metas, sejam elas profissionais, pessoais, saúde, lazer ou espiritualidade. Onde estou e onde quero chegar? Como fazer do tempo um aliado e viver mais feliz?

Lembre-se: Não é possível voltar no tempo!

Portanto, hoje é o dia ideal para mudar sua postura frente à vida!

 

Reflita e melhore sempre!

Autor: Solange Kaiber